O que é o tesouro direto?
Tesouro direto é uma forma de você emprestar dinheiro para o governo para recebê-lo de volta com juros, oferecendo vários títulos (IPCA+, selic, etc). Trata-se do investimento mais seguro do Brasil, pois o próprio governo pode imprimir dinheiro e pagar seus credores. Todo título do tesouro tem um vencimento, mas aqui trataremos apenas do tesouro selic, pois mesmo que você saque o dinheiro antes de vencer, não terá prejuízo. Outra grande vantagem do tesouro selic é que ele rende diariamente, ao contrário da poupança, que só rende quando “faz aniversário”. Resumindo, se você sacar apenas 1 dias antes do aniversário, a poupança não rende, além de o rendimento do tesouro selic ser superior à poupança.
Por que devo investir no tesouro selic?
O Tesouro Selic rende 100% da taxa básica de juros da economia brasileira (selic), definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central. Quando investimos no tesouro selic, protegemos nosso patrimônio contra a inflação, independente de a taxa cair ou subir, estaremos lucrando, não existindo perdas nesse investimento. Sendo, portanto, o melhor e mais seguro investimento para quem está começando, ele pode ser consultado através do link: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/taxaselic.
Como faço para investir no tesouro selic?
Há duas maneiras principais de investir no Tesouro Direto: pelo site do próprio programa ou pelo aplicativo ou site do seu banco de investimentos. Em termos gerais, ambas as opções são práticas e ágeis. Após a realização do cadastro, basta selecionar o Tesouro Selic e escolher quanto investir. Dessa forma, você consegue aplicar diretamente no próprio título público, mas existe também outra possibilidade. É o investimento feito por meio de fundos. Ele consiste em você adquirir cotas de um fundo de investimentos que aplique no Tesouro Selic, mas prefiro aplicar diretamente.
Quanto devo aportar mensalmente?
A nossa carteira está focada na nossa aposentadoria a longo prazo (carteira previdenciária). Por isso ela divide o investimento em 4 partes relativamente iguais, da seguinte forma: 25% em renda fixa, 25% em ações, 25% em fundos imobiliários e, por fim, 25% em ETFs. Devemos fazer aplicação mínima no tesouro selic, por imposição da instituição, de aproximadamente 120 reais (0,01 do valor do título inteiro).
Horários para sacar o meu dinheiro
O horário para saque dos títulos do tesouro é das 9h30 às 18h, durante os dias úteis. Das 18h às 5h, nos finais de semana ou feriado, os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência. Ficando o valor do resgate disponível na Instituição Financeira a partir das 13h do mesmo dia, se o resgate for feito até as 13h.
Há incidência de imposto de renda sobre o lucro da selic?
Sim, o investimento em Tesouro Selic está sujeito à cobrança de impostos e taxas. Um deles é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), sua alíquota diminui diariamente até zerar no 30º dia de aplicação, ele incide apenas sobre o lucro. Logo, não saque antes de fechar o 1º mês. Também há a incidência de imposto de renda, ele também é calculado sobre o lucro e a sua alíquota regressiva pode ser vista na tabela a seguir:
Prazo de investimento | Alíquota de IR (%) |
Até 180 dias | 22,5 |
De 181 até 360 dias | 20,0 |
Entre 361 até 720 dias | 17,5 |
Acima de 721 dias | 15,0 |
O rendimento da poupança não acompanha sempre a taxa básica de juros (Selic), ou seja, às vezes você perde dinheiro. Sendo ele composto por uma taxa fixa de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR). Quando a Selic está abaixo ou igual a 8,5%, o rendimento da poupança é de 70% da Selic mais a TR. Podemos concluir que possuir títulos do tesouro selic, apesar da incidência de IR, supera poupança.
Informações do IR em 04/12/2024.
Pingback: Como Diversificar sua Carteira de Renda Fixa - opassodariqueza.com.br